domingo, 6 de novembro de 2016

LASERTERAPIA no tratamento de fissuras mamárias

O post de hoje vem cheio de alegria!

Há pouco mais de 6 meses me apresentaram a LASERTERAPIA para o tratamento de lesões e em junho estava eu lá cursando o módulo de aplicação da luz LASER em feridas.
Desde então tenho aplicado o LASER nos meus atendimentos e os resultados não poderiam ser melhores =)
Estou muuuuito feliz!
Se as fissuras mamilares provocam tanta dor e acabam por desestimular a continuidade da amamentação, tratar de forma rápida e eficaz essas lesões consequentemente significa apoiar e assegurar  o aleitamento materno aos bebês.

"A terapia com LBP (Laser de Baixa Potência) provoca mudanças de caráter metabólico, energético e funcional porque favorece o aumento da resistência e vitalidade celular, levando-as a sua normalidade funcional com rapidez. Genovese (2002) descreveu os efeitos terapêuticos do LBP em: - efeito analgésico, - efeito antiinflamatório, - efeito antiedematoso - efeito cicatrizante. Baxter et al. (1991) relataram que os LASERs estão entre as melhores terapias para alívio da dor, comparados com outras modalidades terapêuticas pois estimulam direta ou indiretamente a liberação de beta-endorfinas. Giuliani (2004) mostrou através de experimentos com ratos que o LBP reduziu a inflamação por provocar a reabsorção de exsudatos, favorecendo a eliminação de substências alógenas, através do estímulo de microcirculação. O estímulo à microcirculação favorece melhores condições de drenagem do plasma que forma o edema."

Mas é importante pontuar certas coisas para que não pareça milagre ou charlatanismo:

- não adianta tratar a fissura se não corrigir aquilo que está causando a lesão
- a fissura vai cicatrizar com LASER ou sem LASER (desde que a pega seja corrigida) mas essa terapia potencializa e acelera em muito o processo de cicatrização, diminui a dor e o edema (inchaço).
- o LASER a ser aplicado nessa terapia é o LASER de Baixa Potência com frequência de onda de 660nm, não é qualquer LASER que sua amiga esteticista tem e pode usar em você
- uma única sessão não vai resolver, para os casos de fissuras mamilares importantes vemos bons resultados com pelo menos 3 a 5 sessões (no mínimo)
- a dosimetria precisa ser bem calculada e para isso fazemos cursos, estudamos muito e discutimos casos com outros laserterapeutas. Excesso de energia também atrapalha. Existe uma dose para cada processo que se deseja alcançar (modulação da inflamação, cicatrização, diminuição do edema…)

Se você buscar um bom profissional, que tenha capacitação para o atendimento, que saiba lhe orientar sobre pega e posicionamento, que saiba avaliar uma mamada e lhe encaminhar à uma fono se for necessário, certamente você ficará boquiaberta com a rapidez dos resultados!

Eu estou apaixonada pela LASERTERAPIA!

Também tenho tratado períneos após lacerações perineais ou episiorrafia e utilizado a laserterapia nas cicatrizes de cesariana para que a cicatrização aconteça sem formação de quelóides. Resultados ótimos!

Deixo abaixo uma amostra do tratamento bem sucedido com Consultoria em Aleitamento + Laserterapia + avaliação e orientação por fonoaudióloga:

As sessões foram feitas em dias subsequentes portanto em apenas 3 dias
o tecido estava completamente cicatrizado




Existem bons profissionais espalhados pelo país todo, se quiser ajuda para encontrá-los, conte comigo! Eu atendo em São Paulo, capital, mas tenho contato em vários grupos e posso encontrar um profissional pra lhe ajudar. Fico à disposição: (11) 97201 0272 Ana Garbulho


Um comentário: