sexta-feira, 21 de agosto de 2015

:: BodyTalk e Amamentação ::

Li esse depoimento numa página sobre BodyTalk no Facebook. Achei incrível e quis compartilhar aqui no blog, claro, com a permissão da autora.

Pra quem não conhece sobre o assunto, o sistema BodyTalk é um processo terapêutico de cuidado integral com a saúde que compreende a psicologia, fisiologia e a bioenergética do corpo e da mente. O BodyTalk atua na comunicação e na sincronização dos sistemas do corpo-mente, levando o indivíduo a um estado de bem-estar que entendemos como saúde.
Por ser uma modalidade não-invasiva, também pode ser aplicado em gestantes e bebês.

É muito legal poder contar com muitas alternativas quando o assunto é amamentação porque alguns casos são simplesmente de "descabelar". O mais legal é que diferentemente dos produtos disponíveis no mercado (concha, bico de silicione, pomada de lanolina…) esse tratamento não causa dependência e não tem contra-indicação! hehe

Tô fazendo merchan gratuito, viu?! O meu único interesse é que outras mulheres possam ter acesso a esse apoio.


Então aí vai o relato:

"Meu nome é Vanessa, tenho 32 anos, sou mãe da Vitória, quase três meses. Quando a minha filha nasceu, num lindo e rápido parto domiciliar, eu pensava que o parto seria a etapa mais difícil da minha trajetória inicial como mãe, mas eu me enganei, difícil mesmo foi a amamentação, eu tive fissuras nos dois mamilos já no primeiro dia de vida da Vitória, alguns dias depois eu tive ingurgitamento mamário, causado pelo acúmulo de leite, uma vez que eu reduzia o número de mamadas da Vitória o máximo possível por medo de sentir dor, mas o que eu conseguia era ainda mais e mais dor, pois com o seio ingurgitado a pega ficava mais difícil, logo mais dor a cada sugada, aliás sugar é o que a Vitória faz com muita habilidade e competência, eu sentia que uma ventosa muito potente se acoplava nos meus seios e eu chorava de dor enquanto minha filha sugava demonstrando imenso prazer, a situação era ruim, porque doía muito, mas era boa, porque minha filha se alimentava do meu amor líquido, e esse foi o paradoxo vivido por mim durante mais de dois meses de amamentação.
Mas se a situação estava tensa podia ficar ainda pior, aos trinta e poucos dias de vida da minha menina eu tive candidíase mamária, uma sensação horrível de queimação, coceira, dor e latejamento dentro dos seios, e então o negócio ficou muito pior, pois não bastasse as noites mal dormidas, os horários de alimentação totalmente fora da minha rotina pré mãe, a frustração por não estar curtindo a amamentação como eu esperava, o pavor de ter que oferecer leite artificial à minha filha mesmo tendo eu uma excelente produção de leite, agora eu tinha que passar dias e noites tratando à mim e à minha bebê com medicamentos contra o fundo causador da candidíase, tomando cuidado para não haver recontaminação por contato com objetos e materiais utilizados nas mamas.
Foi diante desse quadro que me lembrei do BodyTalk, essa terapia fenomenal que se baseia no conceito de que nossas emoções, mente e corpo são uma unidade inseparável e integrada num complexo de comunicação constante e atuação uns sobre os outros. Pois bem, eu procurei a Isadora F. S. Ribeiro, terapeuta especializada nessa técnica de tratamento, e realizamos uma sessão à distância, durante a sessão percebi que minha consciência sobre o meu corpo, minhas emoções e questões sobre a minha própria vida estava debilitada; a sessão colaborou com a mudança de minha freqüência energética, o meu corpo precisava reassumir funções orgânicas. O meu estado de espírito estava muito abalado e durante uma semana, duração da ação daquela sessão de BodyTalk, o meu “trabalho” era aprimorar os meus sentidos, reequilibrar minhas energias, realizar um escaneamento do meu ser, localizar e tratar pontos do sistema, cujas funções estavam afetadas e refletiam aquele meu estado de caos. Aquela semana de tratamento foi intensa, eu precisava me comunicar com o meu corpo através dos meus sentidos e emoções, precisava compreender a minha “função” de mãe, entender o processo pelo qual eu estava passando. Realizei durante todos os dias do tratamento a técnica dos córtices, e a cada dia eu ia me comunicando melhor com o meu corpo e ajustando minhas emoções, sincronizando e equilibrando a interação corpo-mente, relembrando o meu corpo a cumprir suas funções, retomar as rédeas de seu funcionamento. Eu me permiti viver um dia de cada vez, a agradecer ao Universo pela oportunidade de crescimento pessoal e espiritual que a maternidade estava e está me proporcionando a cada dia e percebi que eu estava potencializando a dor e o sofrimento e menosprezando a possibilidade ímpar de aprendizado da paciência, da confiança no meu corpo, no meu poder de mãe e mulher. Desde então passei a manter acesa em mim a chama e a luz da perseverança, da esperança por dias melhores. Os pontos abordados naquela sessão de body talk fizeram muito sentido para mim, eu necessitava reiniciar o meu sistema nervoso, tal qual uma maquina em pane, liberar o estresse, aceitar aquele momento e suas transformações, compreender seus significados, eu precisava (re) significar a mulher que eu era e assumir a nova mulher que nasceu naquele transformador parto domiciliar e que renasce todos os dias nesse caminhar que a maternidade nos apresenta, mas que cabe à nós escolher a forma como o seguiremos, pode ser prazeroso e significativo ou doloroso e vazio, cabe à cada uma de nós escolher.
Há pouco mais de duas semanas eu vivo o paraíso na Terra, amamentar tem sido um dos melhores momentos da minha interação com a Vitória, imenso amor e prazer numa fusão mãe-filha inexplicavelmente encantadora."
Depoimento de Vanessa Gomes, São Paulo - Agosto 2015
Para agendar uma sessão de BodyTalk com a Terapeuta Isadora Ribeiro envie um whatsapp para (11)997380727

Nenhum comentário:

Postar um comentário